A canela é da família Lauraceae. São os ramos de alguns arbustos chamados zeylanicum e verum, que uma vez secos e sem casca formam pequenos tubos muito aromáticos. Além disso, oferece importantes benefícios para a saúde.

Seu sabor é doce, amadeirado e picante. Precisa de climas quentes para crescer sem problemas. Seu nome vem da palavra italiana cannelle cañitos.

A canela é nativa do Sri Lanka, o antigo Ceilão. Os países produtores de canela hoje são: Indonésia, China, Índia, Java, Madagascar, Seychelles e Ilhas Maurício, Birmânia, Malásia, Brasil, Antilhas, Guiana. O maior produtor mundial é o Sri Lanka.

Para além da sua utilização na gastronomia, esta especiaria é utilizada há milhares de anos pelo seu grande número de propriedades para a saúde, que hoje, com o desenvolvimento dos produtos farmacêuticos, se perderam um pouco.

10 benefícios importantes da canela

1. Um dos maiores benefícios da canela é seu uso em pacientes com diabetes tipo 2. O consumo de canela, principalmente em jejum e após as refeições, ajuda a reduzir os níveis de glicose no sangue , graças ao seu composto B1 cinnamtannin.

Estudos mostraram que esse composto estimula os receptores de insulina e inibe uma enzima que os inativa, aumentando assim a capacidade das células de utilizar a glicose.

2. O sistema digestivo também é favorecido pelos benefícios da canela. Alguns de seus componentes, como fibra alimentar, ferro e cálcio, aderem aos sais biliares e ajudam a eliminá-los do organismo; esses sais biliares podem ser prejudiciais ao cólon se não forem removidos adequadamente.

3. A canela ajuda a regular o ritmo intestinal , por isso pode ser usada tanto como antidiarreico quanto para tratar problemas do intestino irritável.

4. A canela ajuda a parar as náuseas e vômitos , por isso é ideal para mulheres grávidas consumirem, principalmente no primeiro trimestre de gravidez, onde as náuseas podem ser muito incômodas.

5. A canela também abre o apetite , diminui a aerofagia e a acidez.

7. Está comprovado que reduz os níveis de colesterol e, portanto, previne problemas cardíacos e arteriosclerose.

8. O consumo regular de canela estimula as funções cerebrais , especialmente em adultos mais velhos. O Dr. P. Zoladz da Association for Chemoreception Sciences of Florida, Estados Unidos, realizou estudos em pacientes que, ao mascar chiclete de canela, apresentavam melhores tarefas relacionadas aos processos atencionais, memória visual, reconhecimento e velocidade visual .

9. A canela também funciona como um poderoso anticoagulante , ou seja, evita que as plaquetas do sangue se acumulem mais do que deveriam em níveis normais. Esta propriedade o torna um tônico eficaz para as mulheres durante o período menstrual, pois favorece a menstruação com menos dor.

10. Na composição da canela destaca-se a presença de vitamina C, vitamina B1, ferro, potássio, cálcio e fósforo , pelo que, embora seja consumida em pequenas quantidades devido ao seu sabor intenso, proporciona-nos um conjunto de vitaminas e minerais essenciais para o nosso corpo.

Com informações de: vitonica.com | othermedicine.com | Foto: Canela Pixabay