O alho tem sua origem na Ásia Central, mas seu uso na medicina alternativa remonta ao terceiro milênio aC na Índia e no Egito Antigo, você verá que os benefícios do alho não são coisa de ontem. Embora os benefícios do alho tenham sido transmitidos através da crença popular, atualmente existem vários estudos científicos que atestam isso.
1. O alho é um poderoso antibiótico natural. As bactérias em nosso corpo não parecem resistir ao poderoso alho. Melhora o sistema imunológico, aumentando as defesas do organismo e, assim, melhorando nossa resposta a vírus e bactérias.
2. É anticoagulante, vasodilatador e purificador. Melhora a circulação sanguínea dilatando os vasos, aumentando o fluxo sanguíneo e ao mesmo tempo protegendo o coração e as artérias, dando-lhes maior flexibilidade. Tudo isso ajuda a combater a hipertensão.
3. É um maravilhoso antisséptico. A sua ação antisséptica e expectorante ajuda a prevenir a bronquite e a curar asma e alergias, protegendo assim o sistema respiratório.
4. Possui propriedades antibacterianas, antivirais e antifúngicas. Atua como antibiótico e antimicrobiano em fungos e bactérias. Seu poder bactericida no trato intestinal é seletivo, portanto, diferentemente dos antibióticos sintéticos, regula a flora intestinal e não a destrói, pois atua apenas sobre bactérias patogênicas.
5. Reduz o nível de colesterol "ruim" e aumenta o nível de colesterol "bom".
6. O alho tem propriedades anti-inflamatórias.
7. Aumenta a fluidez do sangue, prevenindo a formação de coágulos, por isso é recomendado para pessoas que sofreram derrames ou tromboses.
8. Ajuda a aumentar o nível de serotonina no cérebro, combatendo o estresse e a depressão.
9. Ajuda a aumentar o nível de insulina, reduzindo assim os níveis de açúcar no sangue.
10. Aumenta a energia e vitalidade, melhorando muito a qualidade de vida.
O que você acha? Quais outros benefícios do alho você conhece?
Foto: Alho Pixabay
0 Comentários