
Concentração é a ação e o efeito de focalizar intensamente a atenção em algo.
Como qualquer outro órgão, o cérebro não pode ter desempenho máximo por longos períodos de tempo porque fica fatigado e precisa descansar para recuperar seu nível de função.
Nosso corpo desvia a atenção para nos forçar a parar para se proteger se não pararmos a atividade que nos cansa.
Sintomas como desatenção, hiperatividade e impulsividade podem dificultar que você tenha um dia produtivo e cem por cento focado. A chave para o sucesso é aprender a lidar com esses sintomas, não combatê-los.
A concentração é como um músculo, podemos aprender a treinar a nossa capacidade de concentração, e assim melhorar os nossos níveis de concentração, memória e aumentar a nossa produtividade.
Aqui estão oito técnicas para melhorar sua concentração:
Descanse o Suficiente
Para conseguir se concentrar bem, precisamos dormir horas suficientes para fornecer ao corpo o cérebro e a recuperação cognitiva necessária para poder funcionar perfeitamente.
Se não descansarmos o suficiente seremos dispersos, teremos menos memória, seremos mais irritáveis e mais irascíveis. Além disso, a falta de sono pode causar desconforto ocular temporário e visão turva.
Durante as horas em que dormimos, o cérebro realiza um “reset” de certas funções, nos preparando para que no dia seguinte possamos processar informações e estímulos muito melhor. Além disso, dormir oito horas também é muito bom para nossa memória de longo prazo e ajuda a reduzir o estresse.
Escrever
De acordo com um estudo publicado na revista Psychological Science, se escrevermos à mão, nosso cérebro fará um esforço maior para se concentrar e lembrará mais facilmente dos dados e notas que saem da nossa caligrafia.
Gerencie o estresse e não deixe que as preocupações invadam você
Se o que queremos é realizar uma atividade cognitivamente exigente por um tempo, nossa mente precisa desfrutar de um estado mental que não seja excessivamente relaxado -o que nos induziria ao sono e má retenção de dados - nem excessivamente ativo -ficaríamos tão nervosos que simplesmente não seríamos capazes de nos concentrar em uma única tarefa.
Você pode gerenciar o estresse apertando o punho ou uma bola antiestresse por um minuto, meditando, respirando ou se exercitando – o que também oferece vários benefícios à saúde – e, assim, você pode atingir seu objetivo sem ser perturbado por nada.
Jogar xadrez
Um estudo publicado na Science Direct explica que, se queremos aumentar a concentração, uma alternativa é jogar xadrez, pois requer uma grande capacidade de concentração para analisar cada situação que ocorre no tabuleiro, tomar as decisões certas e antecipar os movimentos do adversário.
É uma atividade perfeita para desenvolver ambas as capacidades, além de nossa capacidade de raciocínio lógico e estratégico.
Elimine as distrações
O ruído ambiental afeta nosso desempenho se estivermos realizando uma tarefa que requer concentração – seja o telefone celular, televisão, rádio, etc.-. Quanto menos barulhento for o ambiente, mais adequadas serão suas habilidades cognitivas.
Para se concentrar completamente em uma tarefa, o ideal é que você encontre um espaço confortável e sem distrações. Também que a temperatura do espaço em questão não é nem muito fria nem muito quente.
Planeje seu tempo e ocupações
Defina prioridades e planeje seu dia. Definir metas claras, tão específicas e realistas quanto possível, ajudará você a se organizar, definir seu ritmo e aproveitar ao máximo cada minuto. Use seu tempo livre para priorizar seus brincos.
Se tivermos o tempo necessário para nos dedicarmos a cada tarefa, evitaremos o estresse, a correria e as inconveniências que possam surgir, e poderemos dedicar melhor um esforço inteligente e produtivo à tarefa. Se soubermos exatamente o que temos que fazer e como, a tarefa se torna mais fácil e nosso estado de foco é mais adequado para enfrentar cada subtarefa com sucesso.
Lembre-se de incluir tempo para contingências que seja suficiente para reagir e assim evitar estresse e que seu planejamento não desmorone ao menor contratempo.
Também é aconselhável escolher a hora do dia em que você se sente mais produtivo para fazer as tarefas mais importantes e deixar as menos relevantes para depois, no entanto, existem pessoas que preferem fazer as coisas mais fáceis primeiro, cabe a você tu.
Se o trabalho que você precisa fazer é muito complexo, é melhor dividi-lo em partes, para que você possa realizar cada uma delas alternadamente.
Depois de terminar uma tarefa que exigiu muito esforço, recompense-se com algo que goste, pode ser uma pausa, assistir televisão, tomar um café, falar ao telefone ou dar um passeio; você escolhe o que mais gosta.
Encomende todo o material que vai usar e deixe tudo ao seu alcance
Procure ter tudo o que precisa ao seu alcance e sempre no mesmo local, para que possa encontrá-lo facilmente e não perca tempo desnecessariamente.
Além disso, mantenha sua bancada o mais limpa e limpa possível, sem objetos que distraiam à vista.
Ao estudar você pode usar uma ou várias técnicas para fixar o conhecimento como: sublinhado, esquemas conceituais, notas, resumos, destacando fragmentos de textos importantes com cores diferentes, você decide.
Faça uma pausa rápida de vez em quando
Está provado que após 90 minutos, a concentração é perdida; portanto, após esse tempo, é melhor fazer uma pausa e se distrair.
Faça pausas de energia ou sonecas para redefinir seu foco e mantê-lo funcionando em quase 100%.
Além disso, você precisa melhorar o fluxo de oxigênio para o cérebro porque o sangue - o principal transportador de oxigênio em nossos corpos - se acumula na metade inferior de nossos corpos como resultado da gravidade e não empurra tanto oxigênio para o cérebro. Para isso levante-se e caminhe de vez em quando para bombear o sangue.
Com informações de: Playbuzz / Psicologia e Mente | A Mente é Maravilhosa | O Confidencial | WikiHow | Foto: Pexels
0 Comentários