O crocodilo desperta mistério e respeito por sua aparência que lembra um pequeno dinossauro, embora muito menor. São répteis semi-aquáticos que vivem entre as águas salgadas ou doces e o continente, dependendo de sua espécie. Eles podem ser encontrados em quase todos os cantos do planeta onde o clima é tropical, como África, Ásia, América e Austrália. Mas há muito mais para descobrir sobre eles e é por isso que preparamos esses fatos curiosos sobre o crocodilo, o animal mais selvagem do planeta.
Esses animais que vivem furtivamente submersos nas águas, pertencem à ordem Crocodilia, na qual também se agrupam os jacarés e os gaviais. Existem atualmente 14 espécies diferentes de crocodilos, então a variedade de aparências é muito ampla. Eles podem ser encontrados desde o menor, o crocodilo menor que mal chega a 1,5 metro de comprimento. Até o crocodilo de água salgada (Crocodylus porosus), que na verdade é considerado o maior réptil do mundo com 6 a 8 metros de comprimento e pesando quase uma tonelada.
Onde vivem os crocodilos e o que comem?
Os crocodilos vivem em habitats de água doce, como rios, lagos e pântanos, embora também existam espécies que vivem em água salgada. É possível encontrá-los em quatro dos cinco continentes, sendo a Europa o único que não possui a presença desses intrigantes répteis. São animais carnívoros, por isso se alimentam principalmente de peixes, répteis e alguns mamíferos, embora às vezes também gostem de moluscos e crustáceos.
Curiosidades sobre o crocodilo
A mordida do crocodilo é a mais poderosa de todo o reino animal com 1.800 quilos de força. E embora suas mandíbulas sejam capazes de destruir quase qualquer animal, curiosamente eles não têm força suficiente para fazer o movimento contrário, ou seja, não conseguem abrir o focinho se forem segurados com um objeto ao redor, mesmo que seja uma fita adesiva.
Estima-se que os primeiros crocodilos que habitaram a Terra o fizeram há cerca de 240 milhões de anos, mais ou menos na época dos dinossauros. É um dos animais que mais sobreviveu às mudanças do planeta.Embora tenham a mordida mais poderosa de todo o reino animal , eles não são capazes de mastigar. Seus dentes são em forma de cone, então eles são usados para segurar suas presas e rasgá-las com suas poderosas torções do corpo, mas não para mastigá-las.E falando de seus dentes, eles trocam seus dentes pelo menos 8.000 vezes em suas vidas. Quando alguém quebra ou se perde em batalha ou alimentação, os substitutos crescem para eles.Eles engolem pedras para ajudar seus estômagos a digerir a comida, uma vez dentro de seus corpos, as pedras trituram e esmagam a comida. Muitos também acreditam que esse mecanismo os ajuda a ganhar peso para ficarem submersos na água com mais facilidade ou para se sentirem mais saciados.Não se pode dizer que as costas dos crocodilos sejam cobertas de pele, mas sim formadas por uma placa óssea chamada osteoderme, que lhes confere grande proteção. Esta parte de seus corpos é tão resistente que é capaz de resistir até mesmo a impactos de balas.A longevidade dos crocodilos é incrível, eles podem viver até 100 anos dependendo da espécie.O sentido auditivo dos crocodilos é tão apurado que eles são capazes de ouvir seus filhotes chamando de dentro de seus ovos.Eles são nadadores experientes que podem chegar a 40 quilômetros por hora. Embora grande parte dessa habilidade venha de suas caudas que os ajudam a se mover debaixo d'água.A expressão "lágrimas de crocodilo" não surgiu ao acaso, mas decorre do fato de que os olhos de crocodilo precisam estar sempre úmidos. Então, quando eles estão fora da água, seus olhos ficam lacrimejando para que eles não percam umidade.
0 Comentários