Curiosidades do gato siamês: um felino amado pela realeza


Vindo de terras distantes do Ocidente, vem o gato siamês cuja aparência física tem sido amplamente reconhecida por sua grande beleza e combinação de cores. Este pequeno felino é originário da região que hoje é conhecida como Tailândia e era considerada sagrada , por isso apenas a realeza podia possuir gatos desta raça. Hoje sua presença se espalhou por todo o mundo e eles são muito amados pelos amantes dos felinos. Embora sua história seja bastante interessante de conhecer e, portanto, aqui está uma lista das curiosidades mais notáveis ​​do gato siamês.
curiosidades do gato siamês

Curiosidades do gato siamês duas variações

Dentro do gato siamês distinguem-se duas variações. O tradicional tailandês ou também conhecido como tailandês e a variação mais moderna. Eles podem ser distinguidos pelo fato de o Thai Siamese ter características muito mais arredondadas, além de ser um pouco menor em tamanho e com um rosto mais nítido que a variação mais moderna.

Brincalhão e sociável

O personagem do gato siamês costuma ser muito sociável e é um excelente companheiro para as crianças, pois é extremamente brincalhão. Ele tende a se comportar de maneira afetuosa com os membros da família e, de fato, se não receber atenção suficiente, pode sofrer de depressão. Os siameses precisam de uma família que possa fornecer os cuidados necessários.

Suas cores são determinadas pela temperatura.

Os gatos siameses são caracterizados por terem uma combinação de duas cores acinzentadas, uma muito mais escura que a outra. Suas orelhas, rosto, pernas e cauda costumam ter uma pigmentação mais intensa do que o resto do corpo. Bem, essas áreas têm uma temperatura mais baixa do que as áreas mais claras, uma condição que se deve a um gene térmico que faz com que os pigmentos se instalem nas áreas mais frias do seu corpo. 

Estrabismo

O gato siamês é produto da seleção artificial de exemplares, portanto a redução da variedade genética ao longo do tempo causou afecções nos felinos. É por isso que o estrabismo tem estado presente nesta raça de felinos, embora hoje seja menos comum observar esta condição, no entanto, ainda pode aparecer em alguns exemplares. 

Realeza

Uma das curiosidades históricas do gato siamês é que na antiguidade era muito amado pela família real tailandesa. O rei e sua família eram as únicas pessoas que tinham o privilégio de possuir gatos siameses como companhia, pois eram considerados sagrados e de caráter puro devido à sua cor esbranquiçada. 

A origem do nome 'Siamês'

O gato siamês tem seu nome graças ao nome do primeiro reino de onde sua aparência é traçada historicamente. O primeiro registro desta raça data de 1350 em um manuscrito do antigo reino do Siam. Região que hoje é conhecida como Tailândia. 

Um portador místico

No reino do Siam, quando uma pessoa real morria, um gato siamês era colocado perto de seu corpo. Bem, acreditava-se que esses gatos tinham a capacidade mística de receber o espírito do falecido, por isso o gato se tornou seu guardião e passou a viver em um templo cheio de luxos. 

Um grande uivador

O caráter dos gatos siameses é muito peculiar, pois são carinhosos e brincalhões exigindo atenção. Mas ao contrário de outros gatos que não se caracterizam pela comunicação com os humanos , o gato siamês é um grande miador, uma ação com a qual procura atrair a atenção do seu humano porque se aborrece facilmente e não gosta de solidão.

Eles são brancos ao nascer

O corpo do gato siamês possui um gene térmico que não é encontrado em outras raças de gatos, razão pela qual algumas áreas de seu corpo são mais escuras que outras, como já explicamos. Mas ao nascer, os gatinhos nascem completamente brancos devido à alta temperatura do corpo da mãe. À medida que crescem e se adaptam às temperaturas atmosféricas, manchas mais escuras começam a aparecer em regiões onde sua temperatura é mais baixa. 


Postar um comentário

0 Comentários