Embora as cebolas brancas e roxas se assemelhem em sabor e textura, existem diferenças além da cor. Nesta ocasião contamos quais são os benefícios medicinais e estéticos da vibrante e colorida cebola roxa!
Ativa a circulação!
A cebola roxa possui óleos essenciais como aliina e alicina, que contêm excelentes propriedades antitrombóticas que ajudam a melhorar a circulação sanguínea e combater doenças circulatórias como arteriosclerose e hipertensão.
Um estudo de 2007 publicado pela Sociedade Americana de Nutrição mostra que a quercetina encontrada nas cebolas ajuda a baixar a pressão arterial em pessoas com pressão alta.
Anti-inflamatório e antialérgico
A cebola roxa contém mais quercetina do que a cebola branca , um nutriente antioxidante que também tem efeito anti-inflamatório e antialérgico . A quercetina tem sido utilizada como terapia para doenças cardiovasculares, colesterol alto, catarata por diabetes, inflamação, entre outras.
![]() |
A cebola roxa é um excelente remédio natural que pode aliviar os sintomas que ocorrem em doenças respiratórias como asma, gripes, resfriados, bronquite, tosse e faringite; graças às suas propriedades antitussígenas, expectorantes, mucolíticas e anti-inflamatórias – Imagem: Pixabay |
Combate a diabetes...
A cebola roxa tem um composto de enxofre chamado dissulfeto de alil propil que ajuda a aumentar a produção de insulina e os níveis de glicose no sangue em pessoas com diabetes tipo 1 e 2.
Segundo pesquisadores da Universidade de Gezira, no Sudão, a glucocinina, além de seu rico conteúdo de flavonóides e enxofre, tem efeito hipoglicemiante e estimula a secreção de suco pancreático que ajuda a quebrar gorduras, proteínas e carboidratos dos alimentos.
Bom para manutenção do cabelo
Devido à sua capacidade de ativar a circulação e propriedades antissépticas, a cebola roxa é usada para combater problemas capilares, incluindo caspa e queda de cabelo.
O enxofre contido nas cebolas ajuda a promover a circulação sanguínea no couro cabeludo e, por sua vez, aumenta a produção de colágeno. Da mesma forma, o alto teor de enxofre ajuda a matar piolhos e lêndeas.
Recomenda-se extrair o suco de 2 a 3 cebolas, depois aplicar no couro cabeludo e massagear bem as raízes . Em seguida, cubra o cabelo com uma touca de banho por 2 ou 3 horas, enxágue com água morna e deixe o cabelo secar naturalmente. Finalmente, um pente é aplicado no cabelo para remover quaisquer piolhos ou lêndeas mortas.
Ele previne o câncer?
Um grupo de cientistas da Universidade Autônoma de Madri descobriu que a casca externa da cebola é rica em um conjunto de substâncias que ajudam a prevenir vários tipos de câncer como pulmão, ovário, estômago, bexiga, mama, próstata, entre outros. Isso se deve ao conteúdo de flavonóides que a cebola roxa contém e suas propriedades antioxidantes que ajudam a combater as células cancerígenas.
Com informações de: Saúde | Para os curiosos | Olá Doutor | Imagens: Pixabay
0 Comentários