A polinização é o processo de transporte do pólen da parte masculina da flor (anteras) para a parte feminina (estigmas), para a reprodução das plantas. Diferentes tipos de insetos e pássaros são os principais polinizadores do mundo.
75% das culturas alimentares dependem da polinização, e um dos seres vivos mais eficientes neste processo é a abelha. Este inseto é diretamente responsável pelo equilíbrio da biodiversidade, sem eles não haveria amêndoas, maçãs, pepinos, cebolas, morangos, abacates e inúmeras outras frutas.
2. A abelha é o único inseto que produz um alimento consumido pelos humanos
A abelha é considerada o único inseto que produz o alimento consumido pelo homem, o mel.
Para produzir uma colher de chá de mel é preciso o trabalho de uma vida inteira de 10 a 12 abelhas. Sua vida útil é de um a seis meses, dependendo da estação do ano em que são encontrados.
Cada abelha operária pode visitar até 560 flores por dia, em cada colméia há entre 30.000 e 60.000 abelhas operárias.
3. Os cientistas tentaram substituir as abelhas
![]() |
Imagem: Pixabay |
As abelhas sofreram os impactos das mudanças climáticas, pesticidas e práticas agrícolas irresponsáveis. São uma espécie ameaçada de extinção e a redução do número de abelhas é alarmante.
Cientistas do Instituto Avançado de Ciência e Tecnologia Nomi, no Japão, desenvolveram um sistema para substituir as abelhas no trabalho de polinização de flores, um drone que dispara bolhas de sabão não agressivas carregadas de pólen.
4. As abelhas rainhas vivem em média três anos
![]() |
Imagem: Pixabay |
Seja devido a doenças ou ataque de predadores, a abelha rainha vive no máximo seis anos. Esta abelha é a única fêmea fértil em todo o favo de mel, mas à medida que sua vida avança, sua capacidade reprodutiva diminui.
No momento em que uma abelha rainha morre ou não é mais considerada fértil, as operárias escolhem uma larva, da qual se alimentam de “geléia real”, para se tornar a nova abelha rainha.
5. Há um Dia Mundial das Abelhas
![]() |
Imagem: Pixabay |
O dia 20 de maio foi escolhido pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em 2017, como o Dia Mundial das Abelhas. O objetivo desta resolução foi conscientizar sobre a importância da abelha no meio ambiente e protegê-la das ameaças que sofre atualmente.
Este dia foi escolhido porque coincide com o nascimento de Anton Janša, um importante apicultor esloveno do século XVIII, pioneiro da apicultura moderna.
Com informações de: Nações Unidas / NatGeo / FAO / MuyInteresante / Fotos: Pixabay
0 Comentários