O costume de exclamar "Saúde!" depois que um espirro começou por volta do ano 590, quando a praga começou a perseguir a Europa. Para combater a peste, o Papa Gregório Magno (540-604) ordenou uma ladainha, procissões e orações constantes.
Quem espirrou tinha que ser imediatamente denunciado com a exclamação "Saúde!", que funcionava como uma oração para abençoar o local e impedir o desenvolvimento da peste, mas que também estigmatizava quem acabava de espirrar como se fosse um camponês carregando a peste .doença desconhecida.
O costume ainda permanece entre os falantes de várias línguas, alguns dos quais ainda usam algum tipo de bênção, como “Jesus” ou “Saúde”.
Nos países anglo-saxões, a expressão "Deus te abençoe" ('Deus te abençoe') é frequentemente usada, com a mesma finalidade de "Cheers!", dos países de língua espanhola.
Aos poucos a exclamação perdeu sua conotação negativa e passou a ser considerada um ato de cortesia.
Na Rússia, Hungria e Eslovênia, um espirro que ocorre depois de fazer uma declaração às vezes é interpretado como uma confirmação de Deus de que o que está sendo dito é verdade.
Na Índia e no Paquistão acredita-se que quando alguém espirra é que se lembra ou é lembrado por alguém que ama.
No Japão, espirrar duas vezes seguidas é sinal de que alguém está falando sobre a pessoa que espirra.
Em muitas ocasiões, luzes brancas podem ser vistas após o espirro, possivelmente devido ao aumento da pressão intraocular.
Uma crença popular diz que se você espirrar com os olhos abertos, seus olhos podem sair das órbitas. Mas nenhum caso comprovado é conhecido. Além disso - do ponto de vista fisiológico - não há como um espirro gerar a pressão necessária para expelir os olhos.
0 Comentários