Os escorpiões pertencem à classe dos aracnídeos e estão intimamente relacionados com aranhas, ácaros e carrapatos. Aqui estão 10 fatos sobre esse pequeno animal curioso e muitas vezes letal.

1. Eles são comumente associados ao deserto, mas também são encontrados na floresta tropical brasileira, na Colúmbia Britânica, na Carolina do Norte e até no Himalaia.

2. Existem quase 2.000 espécies de escorpião, embora apenas 30 ou 40 tenham um veneno poderoso o suficiente para matar uma pessoa. Os inúmeros tipos de veneno são perfeitamente adaptados ao estilo de vida de cada espécie, especializados para serem mais eficazes contra suas respectivas presas.

3. Os escorpiões normalmente se alimentam de insetos, embora sua dieta possa ser extraordinariamente ampla, um fator chave para sua sobrevivência em tantos ambientes hostis.

escorpião

4. Quando a comida é escassa, o escorpião tem a incrível capacidade de desacelerar seu metabolismo para apenas um terço do que é usual para artrópodes. Essa técnica permite que algumas espécies consumam muito pouco oxigênio e subsistam com apenas um inseto por ano.

5. Há uma coisa que os escorpiões precisam desesperadamente para sobreviver: terra. Esses animais se enterram nele, em áreas com geada perpétua ou grama densa, onde não há solo solto, os escorpiões podem não prosperar.

6. As principais características dos escorpiões são um par de apêndices em forma de pinça e uma cauda com ferrão.

7. O tamanho dos escorpiões começa em 9 mm. e atinge 21 cm. no caso dos escorpiões imperadores.

8. Esta espécie pode ser encontrada em todos os continentes, exceto na Antártida.

9. De acordo com os fósseis encontrados, estima-se que os escorpiões existam há mais de 400 milhões de anos.

10. O número de filhotes de escorpião varia de acordo com cada espécie e varia de 2 a mais de 100 por ninhada.

Com informações de: NatGeo | top10